domingo, 4 de abril de 2010

Saudades

Portugal é um povo de saudades. Palavra exclusiva do nosso dicionário. Mas o sentimento toda gente tem independentemente da língua. Tipicamente associado a um sentimento de tristeza e carregado com um peso negativo. Um estado de espírito a evitar.
Mas ter saudades não é mau. Só prova que somos humanos e que temos sentimentos. Seja por pessoas, objectos ou sensações. Paramos para pensar naqueles que amamos e no que nos faz falta. É um facto que na pratica não fazemos nada de produtivo. E que baixa a nossa moral e estado de espírito. Mas na realidade fazemos algo muito mais importante. Relembramos e damos destaque aquilo que realmente nos importa e que damos valor. E é disto que esta época pascal se faz. Ressuscitar-nos para o que realmente interessa, redefinir os verdadeiros valores da vida. Perdoamos a quem temos que perdoar. Destacamos quem realmente nos é importante.
É por isso que acho que numa relação é sempre útil e importante haver um período de isolamento. "Dar um tempo" a uma relação. Pois só nos mostra uma visão diferente e permite-nos desenvolver este sentimento de saudade por aquilo que nos é mais querido. Só assim é que sabemos o que realmente nos interessa e queremos.
Tal como o próprio sentido da vida. Normalmente só damos real valor às coisas quando já não as temos. Quando sentimos saudades. Por vezes conseguimos recuperar, por vezes nem por isso.

Sem comentários: