segunda-feira, 3 de maio de 2010

Chegar atrasado será melhor que ser pontual?

No outro dia estava à espera de uma pessoa que vinha ter comigo, mas estava atrasada.
E fiquei a pensar...Será que as pessoas se atrasam porque é mesmo só falta de disciplina e organização do tempo? Ou será que as pessoas se atrasam porque têm tanta coisa por fazer que naturalmente o tempo não estica?
Claro que podemos encontrar as duas situações.
Mas sendo a segunda hipótese válida, contudo não sendo justificação para prejudicar quem dele espera, então podemos considerar o atrasado mais nobre que o pontual?
Sim, porque no fundo quem chega atrasado nas referidas condições significa que trabalhou/produziu durante mais tempo do que quem é pontual. Pois durante o período de atraso, o primeiro continua a ser produtivo, enquanto quem espera não o é. Aliás, tipicamente, quem espera suspende as suas funções de modo a estar imediatamente disponível e evitar o risco de ele próprio provocar um atraso e/ou deixar trabalho a meio e pendente.
Claro que nesta dissertação removemos o factor eficiência, pois é possível que quem é pontual consiga realizar o mesmo volume de trabalho de quem se atrasa, mas em menos tempo, permitindo estar disponível mais cedo.
Por isso, a questão que me coloco é a seguinte: Sendo pontual ou não, estarei a ser o mais produtivo que possa ser? Preencho a minha vida com actividades o melhor que posso? ou deixo que a minha vida se desenrole ao sabor do vento?
Na minha opinião acho que há sempre espaço para mais e melhor. Por isso nunca devemos deixar de procurar crescer e melhorar. Mas não podemos esquecer o respeito pelos outros. Pois só não somos produtivos enquanto esperamos porque não contamos com o tempo de atraso na nossa gestão e organização do tempo.

3 comentários:

Mary disse...

pediste um euro à gaja??

Jardim disse...

Um atraso é sempre uma falta de respeito. Logo acho que começa por aí a tua resposta!
Quanto à questão da produtividade e de preencher a vida com actividades - parece-me bem mas não acho que "ganhe" quem preencher melhor a vida e saltar rapidamente de uma actividade para outra! O ócio é essencial para o nosso bem-estar! Não digo com isto que esperar seja benéfico ou que teres acelerado a tua actividade anterior para não te atrasares seja bom; mas digo que por vezes parar e não fazer nada é muito agradável! E se tiveres que aproveitar o tempo de "espera" pelos atrasados, então seja! :)

nokas disse...

Tenta ocupar o teu tempo com actividades de alto retorno...