segunda-feira, 31 de maio de 2010

A sonhar acima das nuvens.

São 8h da noite em Lisboa. Mas onde encontro não sei dizer que horas são. Pela janela vejo a fraca luz do sol na linha do horizonte e as luzes artificiais de uma pequena cidade. Devo estar a sobrevoar a Rússia e desta altitude devo estar a ver a luz que faz dia nos Estados Unidos.
Comecei esta longa viagem no Fundão. Onde não podia faltar ao casamento de um amigo:) Grande festa que tive que abandonar para não perder o voo agendado na manha seguinte. Tempo contado ao minuto. Penosa a viagem de regresso de carro desde o Alambique de Ouro a minha casa. Mas lá chego inteiro. Destino seguinte: Portela. Madrugada dentro gente apinha o aeroporto. Nem parece que eram 6h da manha. A mim está reservado voo com origem em Lisboa e destino para Shanghai. Passando por Londres.
Muita coisa está para acontecer e as expectativas são altas. Espero nos próximos dias contar e mostrar um pouco do muito que espero ganhar com esta aventura.

Aventura essa que começou meses antes. Muito trabalho de preparação, marcação e agendamento. Noites sem dormir. Organizar qualquer coisa dá sempre trabalho. Não há almoços grátis. Mas ainda bem. É assim que a vida tem significado. Podermos fazer alguma coisa com um intuito. O objectivo de sermos felizes. E com que no futuro possamos recordar.
Tardes inteiras a olhar para uma televisão já eu estou farto. Farto de não ser produtivo. E não ter objectivos de vida definidos.
Mas é possível mudar uma vida. Só teremos que querer, de ter vontade, de ter disciplina. Entender o que está mal. Realinhar prioridades. Entender onde estão as oportunidades e não deixar fugir. Isto é a base para atingirmos os nossos objectivos.
Mas atenção que descansar, descontrair, espairecer também é produtivo. Estamos a recarregar energias. Mas por acaso eu desde sábado de manha não durmo umas boas horas seguidas. Foi o casamento, o regresso para apanhar o avião. Voo para Londres não permitiu dormir muito tempo seguido. As horas de escala muito menos. E esta viagem de 12 horas ainda não permitiu dormir verdadeiramente. Seja pelo desconforto de um voo irrequieto, seja pelos filmes e disponibilidade multimédia que o serviço fornece:) E nem prevejo fazer um grande descanso nas próximas horas, pois chego a Shanghai logo pela manha e necessariamente há que aproveitar o dia. Os minutos continuam contados, há que aproveitar o máximo. E isso não tem preço:)

É assim que eu gosto. Dá muito trabalho e dores de cabeça. Mas conseguir sentir o fruto do nosso trabalho é gratificante. E se sentimos satisfeitos tentamos aproveitar ao máximo. Trabalho sem recompensa não tem gloria. É o trabalhar para nada. Trabalho implica o aplicar de energia num espaço temporal. E por isso será energia e tempo gasto sem proveito nenhum. Desperdício. E em tempos de crise não podemos dar esse luxo.

Por isso não deixem de fazer. Principalmente aquilo que vai ficar na memória. Aquilo que vai existir para sempre guardado como recordação. Não é o rotineiro. Mas sim momentos únicos. De uma vida única.


Adenda:
São 8h da noite, hora local em Shanghai. E estou pronto para finalmente dormir. Foram praticamente dois dias sem dormir. Como previsto, não dormir nada de jeito no avião e ao chegar de manha a Shanghai havia que aproveitar o dia. Dia todo a andar. Curiosamente nada haver com o que vi há 12 anos atrás quando cá estive. Muita coisa mudou. Curiosamente o que mudou também foi a Exposição Mundial. Há 12 anos atrás foi a Expo 1998 em Lisboa. Agora é Expo 2010 em Shanghai. LOL. E é isto que me espera amanha:D
Depois coloco imagens, pois aqui na china a net é limitada e já é uma sorte conseguir contornar e ter acesso simples ao blog:D

3 comentários:

o merdas... disse...

Boa sorte amigo! Se precisares de alguma cena... embaixada ou consulado :P

Luigi disse...

Noticias finalmente!! Abraço, aproveita bem

Miguel disse...

Grande Daniel. Que tenhas uma viagem em grande!