Cada vez mais as pessoas têm a consciência que a modo de vida da nossa sociedade estava a levar-nos ao fim do planeta Terra, transforma-lo num espaço não habitável. E cada vez mais nos consciencializamos para questões ambientais. Por exemplo, nesta semana houve algumas formações sobre a nova politica de ambiente na minha empresa.
Está cada vez mais em voga os 3 R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. E ainda bem, pois o mundo bem precisa disso.
Mas eu acho que a ideia devia ir mais à frente. Um conceito do Re. Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Refazer, Reabilitar, Reestruturar, Recriar, Reescrever, Reorganizar, Remover, Reajustar, Remexer, Recalcular, Repensar, Relaxar, Respeitar, Receber e Responder, Reensinar, Responsabilizar, etc.
Basicamente é um conceito de repetir algo, de usar/fazer/olhar/[qualquer outro verbo] mais do que uma vez. Utilizar de outra maneira, mais produtivo, mais eficiente. Mas também é um conceito de reduzir, de não usar se não for necessário, o de evitar o excesso. E utilizar o que já existe.
Contudo o conceito Re não se deve restringir só ao mundo físico, mas também deve abranger o espiritual, o nosso interior e bem estar, a interacção humana. O relaxar mentalmente e fisicamente. O respeitar os outros, a natureza, o nosso envolvente. O responder para que haja um feedback na comunicação ou de dar em troca.
A vida que levamos é influenciada pela nossa paz de espírito, estado de humor. Evitavam-se guerras, tal como acabou de acontecer no Médio Oriente, ou tal como uma disputa por um simples lugar de estacionamento.
Só assim é que conseguimos deixar um mundo melhor para o renascer da vida.
sábado, 24 de janeiro de 2009
O conceito Re
Autor Daniel aka DnlCY à(s) 10:24:00
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Concordo plenamente com o Daniel mas penso que não seja fácil Reorganizar o nosso espirito.
Acredito que num futuro à distância de uma ou duas gerações, e se garantirmos uma educação Revolucionaria aos nossos filhos identificando todos os problemas de maior conseguiremos ter uma mentalidade mais focada na resolução dos problemas antes que eles sejam irresolúveis.
Sim, estas questões de mentalidade e sociedade não se resolvem do dia para a noite.
E só com novas gerações é que conseguimos ver os reais frutos de mudança. Pois são gerações não viciadas, aptas para aprender novas mentalidades.
Mas é na geração de hoje que tudo tem que começar. Somos nós que temos que tomar as primeiras iniciativas, e não devemos esperar que a sociedade mude para que nós nos mudemos também.
Nós somos a sociedade, nós é que fazemos a sociedade.
Enviar um comentário