terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Crónicas de um telemóvel...ou de uma televisão?

Hoje chegou ao fim a história de um telemóvel único, até nos episódios que proporcionou.
Há pouco mais de 10 meses atrás, eu oferecia a mim próprio mais uma prenda de anos:) Depois de largar o tijolo do HTC no ano anterior, e recuperado dois Nokias, em Março último decidi passar para o dual sim e transportar um único telemóvel. E então a escolha recaiu sobre o ZTC S680.
Um telemóvel de marca portuguesa, que é sempre de louvar independentemente de quem estão a copiar ou não. Provavelmente o dual sim mais pequeno no mercado, uma das características que mais me atraiu. E claro o facto de poder ter televisão no telemóvel. Sim, o ZTC S680, à semelhança de outros telemóveis da marca, tem a possibilidade de estender uma antena e captar o sinal analógico da televisão. E até costumava apanhar bastante bem o sinal:D
O problema é que os pontos positivos terminavam ai. E começam os pontos negativos.
O teclado é mau. O software é péssimo. Escrita inteligente? só se for de rato. Vá lá que a meio do verão lá lançaram um upgrade de software e ai a coisa melhorou de rato para macaco:)
E depois revelou-se ser um telemóvel cheio de problemas, nunca um telemóvel ou outro dispositivo me levou tantas vezes à assistência técnica.
Logo no início tinha um defeito qualquer que o levava a perder o contacto com o cartão Sim e dizia que não tinha nenhum cartão. Pior era quando isso acontecia durante uma chamada:s
Então logo no início fiquei com dúvidas se tinha feito uma boa compra ou não. 
Curiosamente, uma das condicionantes na compra do telemóvel, foi que o serviço de satisfação de 15 dias não se aplicava, coincidência ou não. Solução? só poderia trocar para outro se houvesse algum defeito que obrigasse a troca do mesmo. 
Então agarrei-me ao defeito na detecção do cartão para poder trocar de telemóvel. A dificuldade é que não era um defeito constante e padronizado. Por isso, ainda deu algum trabalho para provar que o problema existia à assistência técnica. Trabalho esse que de certa forma foi inglório. É verdade que eles tiveram que reconhecer que seria necessário trocar o equipamento. Contudo tinha que ser para outro igual:D Pois a capa já se encontrava riscada e seria com ela que teria que me manter. Bah!
Lá me conformei a ficar com o telemóvel, até porque a sua pequenez para um dual sim é realmente prático:)
O que não foi prático, foi um dos botões de navegação ter deixado de funcionar. E pior ainda foi o seu último erro: eu recebia mensagens, mas o telemóvel não acusava. Tinha que desligar e ligar o mesmo para que aparecesse a dita mensagem. Cheguei a estar durante alguns dias sempre a ligar e desligar o telemóvel à espera de receber algum sms:s
Enfim, lá entreguei outra vez o telemóvel para arranjo. Mais umas quantas idas à assistência técnica. Mais umas quantas chatices e horas gastas.
A coisa estava a ficar tão negra, ao ponto de me avisarem para ir buscar o telemóvel arranjado, e quando o recebo e tento liga-lo, nada. O telemóvel veio do arranjo ainda pior do que o entreguei. Simplesmente não ligava. Solução: reabertura do processo e reenvio para reparação novamente.
E com tudo isto, eu já dizia para mim próprio e não só, que estávamos a falar de lixo. Tanto eram os problemas que mesmo que voltasse arranjado, eu o poria de parte e novos planos estavam a ser traçados para receber um novo telemóvel no natal:D
Não estava era a contar que viesse mais uma prenda de natal antecipada.
Não é que o telemóvel é tão mau que nunca mais voltou? O serviço de reparação tem 30 dias para processar à reparação do mesmo, senão há direito a reembolso. E não é que passados 31 dias e todos os limites temporais, o telemóvel realmente nunca mais deu sinal de vida.
Ou seja, hoje acabei de ser reembolsado com o valor original do telemóvel. Hoje finalmente vi-me livre do mesmo para sempre. Um telemóvel que por ser tão mau passou de lixo a reembolso.
Hoje finalmente há final feliz sobre a compra de um ZTC S680!

1 comentário:

Fric disse...

Alguns comentários:

1-Ganhaste dinheiro (se tivermos inflação negativa)
2-Compra um iphone
3-Lembra-te do sentimento que tiveste enquanto utilizador, garante que o software que desenvolves não tem os mesmos problemas :P
4-Compra um iphone
5-A marca é um autocolante/estampagem que o telemóvel tem, é 100% chinoca!
6-Compra um iphone