domingo, 5 de agosto de 2012

Cavaleiro das Trevas Renasce

Este é o último filme do Batman a estrear no cinema. Resumindo a minha opinião gostei bastante. Ao contrário de outras criticas que li menos positivas, eu acho que o filme cumpriu os seus propósitos. Ou seja, um filme de acção com uma mítica personagem do nosso imaginário que tem...deixa cá pensar...tem muita acção. Sim, está aprovado. Não faltaram o hi-tech, a brutalidade dos maus da fita, o enredo complexo, as interacções com o sexo oposto. Alias, aqui devo afirmar que a estreia da Anne Hathaway foi bem conseguida. A princesa dos contos de fada que assumia um risco no papel da heroína com um furtivo sex appeal.
Agora, depois dos tiros, das explosões, dos golpes de murro, da perseguições, etc, podemos tentar extrapolar mensagens políticas e sociais, como outros querem catalogar o filme. Será a representação da entrega do poder ao povo através da força de um grupo armado que não responde a ninguém senão a si próprio. Mas no fundo, o que acabamos por ver, é a entrega do poder aos reprimidos e sedentos de vingança. A queda do capitalismo para um estado de prisão quase anarquista.
Devido à multiplicidade de interesses individualistas do ser humano, é essencial a aplicação de regras e ordem. Se serão bem aplicadas ou correctamente usadas, isso já é outro assunto diferente.
Enfim, histórias e argumentos para outras mentes. Eu fui ver um filme de acção e efeitos visuais, e fui isso mesmo que encontrei e que me deixou satisfeito.

Sem comentários: