sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Timeline for facebook

Esta semana o facebook veio avisar a quem ainda não aderiu ao timeline, que a partir de dia 26 de Agosto, o seu perfil vai ser alterado para o formato de timeline.
É um formato que não agrada a toda gente e é por isso que, até agora, muita gente não aderiu, pois era uma transição opcional. No entanto agora somos "forçados" a mudar.
O facebook optou por colocar todos os perfis num formato que possivelmente não é seu original. A rede social chinesa L99.com alega que o facebook copiou o formato e os vai processar. Enfim, será que vai resultar em alguma coisa? Também se lê que existem grupos americanos, possivelmente concorrência, que se mostram disponíveis para ajudar no processo contra o facebook. Pelo menos, publicidade gratuita já é garantido.
No entanto, nem tudo vai bem para Mark Zuckerberg, ao contrário de outros gigantes das tecnologias que decidiram seguir o caminho das bolsas financeiras, o facebook não tem lucrado com isso, antes pelo contrário, o seu valor continua a descer. Na minha opinião, essencialmente porque o produto principal, a rede social, não é unanimemente convincente.
Como qualquer prestador de serviços, e o facebook devia ser entendido como isso mesmo, um serviço; melhor ainda como um serviço de propriedade privada. O seu foco deve ser os seus clientes, ou os utilizadores. Uma prioridade, principalmente, porque estamos a falar de uma rede social, e como tal, não sobrevive sem utilizadores.
E acções destas de imposição não abonam a seu favor. Até porque já não é a primeira vez.
Como técnico informático, posso compreender a posição deles, pois é mais fácil e barato manter um formato do que dois completamente diferentes. E é verdade que muito boa gente já tinha mudado para o timeline por opção própria. Mas não me parece que seja consensual. Mesmo sabendo que não possível agradar a toda gente, principalmente quando são milhões de utilizadores.
Enfim, estas imposições não me surpreendem, até porque o facebook já tem tanto impacto na vida de algumas pessoas que não será por aqui que vão mudar.
Talvez um timeline do facebook fosse interessante de se ver e comentar.

2 comentários:

Anónimo disse...

І’m not thаt muсh of a online reader to be honest but your blogs really nice,
keep it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back down the road. All the best

Check out my homepage - simply click the Following internet page

Anónimo disse...

So complicаtеԁ and time сonsuming thаt ωe want a сigarettе tο unwind!


Alѕo viѕіt my blog ρost V2 Cigs Coupon Code 2012