quinta-feira, 19 de junho de 2008

EU vs TU

Toda a vida uma pessoa compara-se com o próximo. Estou mais gordo ou mais magro? bonito ou feio? mais rápido ou mais lento?
É da natureza humana comparar-se para avaliar o seu estado ou nível. Melhor ou pior? Desde o início da humanidade que procuramos ser os melhores. Mas nem sempre da melhor maneira.
Melhor significa ficar por cima. Mas para muitos ficar por cima não é subir um degrau mas sim descer um.
É lhes mais conveniente puxar o próximo para baixo do que crescer e ficar por cima. É por isso que insultar, ofender, espezinhar são conceitos comuns na sociedade. As pessoas preferem falar mal de outra do que tentar ser melhor que outros. A ser destrutivo.
E depois compara-se com os piores para levantar a moral, acaba-se por nivelar por baixo. Sempre a descer.
Mas em vez de tudo isto, devia-se comparar com os melhores, não ser destrutivo, mas ser construtivo de modo a crescer. É o elevar dos patamares.
Eu não me vou comparar com os piores da turma e dizer que sou o bom. Eu tenho que me comparar com os melhores e dizer que sou o melhor.
Ao comparar-me com outro, não vou querer procurar onde sou melhor. E tentar rebaixar o outro onde este é melhor. Mas sim, devo realçar onde sou pior e fazer por melhorar.

Sem comentários: