terça-feira, 17 de novembro de 2009

Why technology?

Ahhh pois é.
Cada vez mais a nossa sociedade está embrulhada num mundo tecnológico. São computadores, são telemóveis, são aparelhagens, são televisões, são carros electrónicos, são luzes, câmara, acção.
A electricidade, os circuitos, os transístores estão por todo o lado. Não é que me vou queixar de agora encontramos redes sem fios por todo o lado. Estarmos rodeados de radiações de telemóveis. Não, não é isso. Porque há muito que temos transmissões de rádio ou satélites.
Mas não estamos nós a ficar viciados em tecnologia? Tudo em excesso faz mal devia ser aprovado como um axioma que demonstra que podemos estar a percorrer um caminho perigoso. Será a saga do Terminator uma utopia?
Não é que seja propriamente mau. Até porque ninguém pode negar que o telefone e a internet vieram encurtar distâncias em tudo. Não podemos negar que um despertador é mais eficiente que o cantar do galo. Não podemos ignorar que uma maquina de lavar loiça ou roupa nos livra de uma carga de trabalho. Basicamente as máquinas vêm nos facilitar a vida. Tornando as coisas mais eficientes e eficazes.
Mas o reverso da medalha é quando elas falham. Estamos a chegar a um ponto de dependência que já não sabemos o que fazer sem elas. Cai o Carmo e a Trindade se nos falta a luz. Os deuses estão loucos se o carro avariar ou o telemóvel não funcionar. Estamos viciados. Que a brigada anti-doping não nos apanhe:)
Por isso há que saber voltar ao básico. Valorizar o que realmente interessa, o próximo e a vida.
Eu tenho de fazer meia culpa, estudei na área, trabalho na área e vivo na área da tecnologia. Mas adoro fazer actividades outdoor, adoro o convívio e o contacto pessoal, adoro sol, luz e natureza, e pois claro adoro windsurf:)

Sem comentários: