segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Familia

Feliz Natal a todos os meus muitos leitores:)
Uma altura onde cada um está com a sua família a celebrar o nascimento de Jesus Cristo. A mesma família que nos atura e nos alegra. Um dos grandes valores da vida humana, que nos últimos tempos se tem diluído. Em que trocamos por coisas materiais e externas. Será difícil imaginar uma família onde cada quarto ou sala tem uma televisão, e cada membro da família está na sua própria divisão. Jantares desfasados por diferenças de horários. Férias, cada um no seu canto do mundo.
Filhos cada vez mais velhos, sinónimo de independência, o que implica distanciamento de pais e irmãos. Eventualmente para criar novas famílias e aumentar a antiga.
Este talvez seja dos poucos momentos do ano em que uma família se reúne para o mesmo objectivo. E infelizmente, cada vez mais num objectivo de receber presentes. Num mundo capitalista e materialista, quem não corre e luta a procurar a prenda ideal para os seus pares? Ou que simplesmente não corre e dá um tiro no pé. Uma autêntica sociedade de consumo.
Havia de ser interessante de ver um ano em que ninguém comprava prendas. Simplesmente um convívio de família. Aproveitava-se muito mais o prazer de estar com eles, mais tempo livre, sem o stress das compras, o desgosto de não receber a prenda ideal e pelo contrário receber um estranho utensílio para ganhar pó no armário.
Mas enquanto não nos perdemos para sempre, há que aproveitar bem o jantar de Natal e a noite da consoada. O inúmeros jantares entre amigos e colegas. A presença de amigos e familiares emigrantes que voltam a casa e não os vemos há tantos dias. Sentir o calor reconfortante das luzes de natal na presença daqueles de quem amamos.

Sem comentários: