sexta-feira, 4 de abril de 2008

Memoria

Quem é que nunca se esqueceu das chaves de casa ou do telemóvel ou outra coisa qualquer?
Eu já. E já foram alguma vezes. Incrível que com tanta massa cinzenta nos esquecemos de tanta coisa. O cérebro deveras é um dos órgãos mais complexos e desconhecidos. Mas ao mesmo tempo maravilhoso. A sua extrema capacidade de processar e armazenar dados. No fundo é um pc de última geração. Aliás, é o pc da última geração. Mas porque é que não o aproveitamos ao máximo? A verdade é que não temos controlo sobre ele.
Pior ainda é recordar o passado. No meu caso acho que tenho poucas recordações. Boas, ou talvez não:) Por exemplo, dificilmente me lembro dos meus professores da escola, ou mesmo os da universidade que até nem foi assim à tanto tempo. A verdade é que não temos controlo da nossa memória. O espaço é grande, mas mesmo assim o tipo é esquisito. Demasiado selectivo. Mas uma coisa vos digo, é nas situações que mais nos marcam no dia a dia que ficam na memória. São as coisas que nos interessam que fica. Ou ver o rtp memória também ajuda:)
Um dos males para a nossa memória é a rotina diária. Passamos a fazer as coisas inconscientemente. Não damos valor às nossas acções. Caimos neste esquecimento, mas porque deixamos. Comodismo? Preguiça? Inactividade? Seja o que for, nós deixamos. Por exemplo: por força das circunstancias somos obrigados a trabalhar todos os dias, mas são nas pequenas coisas que podem dar outro significado ao dia. Fazer um novo trajecto para o emprego, ou trabalhar de verdade em vez de fingir que se trabalha:) E mesmo em casa: trocar as tarefas diárias ou ler um livro em vez de ver televisão (quem diz livro, diz blog lol).
Ser campeão uma vez, do quer que seja, fica-nos marcado na memória para sempre. Vamos sempre conseguir lembrar do momento crucial. Aquele salto, o último pingo para a vitória. Mas sermos 8 vezes campeões já é bem diferente. Conseguimos mesmo lembrar de todas elas? Ou tornou-se rotina? É por isso que o Benfica nos últimos anos tem jejuado mais, já foi tantas vezes campeão:)

Sem comentários: