quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Solidariedade: sem custos e com total garantia de satisfação

Toda a gente se queixa que o dinheiro não cresce. E é verdade. Segundo as leis da física a multiplicação dos pães não é possível. A matéria, e o dinheiro não passa disso mesmo, não se multiplica. Quanto muito, transforma-se.
Mas há algo que temos para dar e multiplicar. Não tem custo de adesão nem fidelização.
A solidariedade é algo que não se gasta. Para mim ser solidário para com o próximo é das melhores sensações que podemos ter. O de poder ajudar alguém. Conhecido ou não. Alias ajudar alguém desconhecido até pode dar mais prazer do que um conhecido. Pois assume-se que temos maior responsabilidade sobre quem conhecemos. E que de certa forma temos como que uma obrigatoriedade para ajudar. Com um desconhecido não é a mesma coisa, ajudamos porque queremos realmente ajudar.
Eventualmente pode haver alguma "pressão" social nesse sentido. Por exemplo as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome não sendo um factor social negativo, antes pelo contrário, podem levar alguém a ser pressionado a ajudar. Claro que homens de livre arbítrio em última instância ajudam por iniciativa própria. Mas convenhamos dizer que não é a mesma coisa.
Mas ser solidário não é só dar pão e água a quem mais necessita. Até porque ai estamos a transformar a nossa solidariedade em bens materiais. Infelizmente precisamos dele aqui na Terra e há muitos que dele necessitam. Mas a matéria não se multiplica e portanto associado a ele há sempre um custo.
Mas há várias maneiras de sermos solidários para com os outros sem envolver o palpável.
Basta ajudar a executar alguma tarefa. Seja doméstica ou não.
Basta fazer companhia a quem não tem.
Basta uma palavra de consolo a quem mais necessita.
Basta ajudar a colmatar as insuficiências do próximo. Ninguém é perfeito, mas as nossas diferenças permite-nos complementar uns aos outros.
Muitas vezes digo que recebemos o que damos em troca. E se somos solidários para com os outros. Também eles o serão para connosco.
Sem custos e com total garantia de satisfação.

Sem comentários: