domingo, 28 de setembro de 2008

Duas faces da mesma moeda

Cara ou Coroa. 0 ou 1. Aberto ou Fechado. Positivo ou Negativo. Bem ou Mal. Alto ou Baixo. Sim ou Não.
Tudo na vida tem duas faces da mesma moeda. Tudo depende de como a vemos e a encaramos.
No nosso dia-a-dia somos influenciados pelo meio que nos rodeia. E inúmeros são aqueles que se queixam do azar disto ou a sorte daquilo. Que a vida corre mal e só existem problemas.
Mas na verdade é tudo uma questão de perspectiva. Os problemas são problemas se os encararmos como tal. Um problema facilmente pode ser visto como uma oportunidade para melhorar.
Exemplo prático: Um condutor é apanhado pela polícia em excesso de velocidade na autoestrada. Mas que grande maçada, para além de chegar atrasado à sua meeting ainda vai ter que desembolsar algum. Isto de um ponto de vista negativo. Pois se pensarmos positivamente o que realmente aconteceu foi: o risco de acidente diminuiu (não há destruição) tal como a probabilidade de perda de vidas humanas. Além disso justificou-se o dinheiro gasto para empregar um ou mais polícias que de outra forma iriam engrossar a lista de desempregados no país. Já para não falar que ajudamos a diminuir o défice. E o condutor aproveita a oportunidade para apreender a gerir melhor o seu tempo e ter mais cuidado com a condução. Só coisas boas para um mundo melhor:)
Óbvio que neste exemplo entrei um pouco no gozo, mas é verdade que o modo com que encaramos as coisas influência positivamente ou negativamente a nossa vida. Deixamo-nos afectar mais pelos pontos negativos do que os positivos, e é por isso que nos leva a queixar do mal que nos rodeia. Da vida que levamos, nunca estamos satisfeitos. E se continuarmos a olhar só para os pontos negativos, nunca iremos estar satisfeitos. O que, pensando positivamente, não é necessariamente uma coisa má. O estar insatisfeito levamos a querer mais e a tentar crescer e melhorar.
Um último exemplo e com esta me vou:
Eu não sou o homem mais rico do mundo, longe disso. Mas mais longe estou do mais pobre.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tropecei por acaso no teu blog numa altura em que achava que a minha vida, toda ela, era um problema enorme. Acredito que as coisas não acontecem por acaso e o facto de estar a ler o este post fez-me ver que tenho de mudar a forma com vejo os meus problemas, desculpa …oportunidades! É a velha teoria do copo meio vazio ou meio cheio!

Daniel aka DnlCY disse...

Fico feliz por saber que ajudei alguém a ver o mundo de uma perspectiva positiva:)
Espero que encontres a felicidade que toda a gente procura. E que não guardes o teu conhecimento dentro de ti. Pois para além de tu e eu, ainda há muitos mais.