terça-feira, 20 de abril de 2010

Eyjafjallajökull

Eyjafjallajökull é o nome de quem toda a gente fala, mas ninguém se atreve a mencionar. Toda gente tem medo. Bem pior de que dizer...Voldemort. uuuuuhhhhhhh!!!
Pois é, o vulcão islandês que tem estado em grande erupção nos últimos dias tem nome. Não é pronunciável pelos comuns dos mortais, mas é falado e discutido por todos. Está na boca do mundo. Passa horas nas noticias e passeia livremente pelo meio virtual. Impressionante a sua força. Impressionante as imagens registadas.
Mas o pior é o impacto que tem causado ao mundo.
Tremenda erupção elevou cinzas para o céu a dentro, e estende-se por quilómetros fora. Inviabilizando grande parte do tráfego aéreo do espaço europeu. Milhares de voos cancelados, milhões de euros de prejuízo para as companhias e de quem delas depende. Consequências bem piores que a efeméride do 11 de Setembro.
A Mãe Natureza tem impacto real nas nossas vidas. Uma influência tão grande quanto podemos imaginar. Este ano de 2010 tem sido exemplo disso. Desde os vários terramotos destruidores que se têm verificado. Contabilizando Haiti ao Chile passando pela China e por ai adiante. Mesmo em solo lusitano, desde quando é que há memória da criação de trombas de água em pelo rio Tejo? Ou o tremendo registo de destruição na Ilha da Madeira?
Durante anos e anos a humanidade não tem tratado a Natureza como ela merece, com poluição e destruição dos recursos naturais. O mundo industrializou-se, está-se a informatizar, a robotizar, a automatizar, a levar a tecnologia ao extremo. Estamos a transformar o mundo segundo as nossas necessidades e desejos. Estamos aos poucos a substituir o papel da natureza. Mas estamos a tornar o nosso mundo numa Death Star!
A Natureza as is é perfeita. São milhões de anos de evolução que estamos a deitar fora. Como consequência da ruptura do equilíbrio existente acontecem estas catástrofes.
Como parte integrante da Natureza. Temos a obrigação de conviver naturalmente com ela. Pois no fundo nós próprios somos construídos pela Natureza. Somos seres naturais. Por isso há que integrar e manter o equilíbrio. Ajudar a reciclar e reutilizar. Nada se perde, tudo se transforma. Idealmente seria transformar para o que era originalmente. Voltando ao ponto de partida. Originando trabalho nulo. Pois fisicamente falando, o trabalho é o resultado do esforço aplicado desde um ponto de partida e um ponto de chegada. Se os dois são o mesmo, então o trabalho realizado é zero:)
Sem deixar registo de existência física. Evitamos deixar uma marca física na terra. A dizer, "eu estive aqui". Pois isso é efémero e materialista. Deixem sim, uma marca espiritual. No coração e na memoria das pessoas. Contribuem para uma evolução espiritual e mental do ser humano.
E se gostamos de nos rodear pelos melhores. De seguir o exemplo dos melhores. De nos compararmos com os melhores para atingir metas mais altas. Então deixem-se envolver com a Mãe Natureza, pois em milhões anos de evolução, não podemos ter ser mais perfeito que este.

Sem comentários: