sábado, 12 de janeiro de 2008

Comentários

comentário
  • do Lat. commentariu
  • s. m.,
    série de notas explicativas de qualquer obra literária ou científica;
  • crítica;
  • explicação;
  • esclarecimento;
  • análise;
  • observação de carácter irónico ou mordaz;
  • ant.,
    notas históricas sobre acontecimentos em que o autor tomou parte activa.
Eu criei este blog no intuito de me auto exprimir. E tem sido bom saber que há gente que o tem lido.
Quando fazermos qualquer coisa, é sempre bom ouvir comentários de outras pessoas, sejam elas positivas ou negativas. É sinal de que existimos, tal como escrevi noutro post anterior:)
Um comentário construtivo ajuda a ter uma visão exterior à minha. Pessoalmente obriga-me a repensar nas ideias e a fundamenta-las melhor. A evoluir.
Então se esses comentários forem feitos no blog e não só pessoalmente comigo. Para o blog e para quem o lê, enriquece o seu conteúdo com mais ideias. Ideias geram ideias. Gera discussão, se possível saudável:)
E é por isso que foi com natural satisfação que li o primeiro comentário no blog sobre o Perdão.

Mas devo dizer que achei que o primeiro tenha demorado a aparecer.
Uma sensação que se sente muito na comunidade cybernautica, principalmente para aqueles que disponibilizam coisas/downloads de videos, legendas, etc. Aqui a falta é essencialmente, comentários de agradecimento, para alguém que voluntariamente perde o seu tempo para disponibilizar algo que de outra forma não teríamos. Por experiência sei que é desolador perdermos tempo para disponibilizarmos umas legendas e depois não vermos feedback de ninguém ou quase ninguém.
Faz-nos pensar porque é que eu perco tempo com isto?
Bem a resposta não passa pelos comentários, pelo menos para mim. Sei que há quem perca tempo só pelo reconhecimento e glória, mas que depois muitas vezes acaba por se desleixar no conteúdo. Mas a resposta à pergunta é simples, contudo muita gente não tem consciência disso. Infelizmente não quer saber.
A resposta volta a passar pela questão do dar e receber. Eu perco tempo, de modo a retribuir o tempo que alguém perde comigo. Pois analisando bem as coisas, se eu não perco tempo a dar, do mesmo modo os outros deixam de perder tempo a dar, e no fim deixamos de existir como comunidade.
Mas voltando aos comentários, que é o core do post de hoje, ele serve como ponte de comunicação entre intervenientes. No caso deste blog, uma ponte entre mim e os leitores.
E é sempre bom, ouvir o que vocês têm para dizer, seja positivo ou não. Tal como umas legendas são apontadas quando são de péssima qualidade, eu também devia comentado quando disser alguma barbaridade. É que eu devo confessar que infelizmente não sei tudo, e errar é humano.
O único critério que estabeleço é que sejam comentários construtivos e não destrutivos:)
Por isso, cá vos espero, para seguirem o exemplo do Xabregas.

Sem comentários: