segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Lei do Tabaco

Estão neste momento a discutir a nova lei do Tabaco que entrou em vigor no inicio deste ano. Cada um dos lados com os seus argumentos, mais ou menos validos. Mas o que me vem à cabeça é: "Porque é que estão a discutir a lei agora?"
Isto é um dos problemas da nossa sociedade, porque é que o governo aprova e coloca em vigor uma lei, e só depois é que a sociedade fala e discute sobre ela, para a seguir sugerir alterações à mesma? porque é que esta discussão não é feita antes de a lei entrar em vigor?
Um bom exemplo foi a lei do aborto, que se discutiu antes da dela entrar em vigor. Claro que nestes dois exemplos, os agentes que têm a última palavra são de âmbito diferente. Mas mesmo que a lei do tabaco e outros, sejam só aprovados pelo parlamento a sociedade pode fazer a mesma "pressão" que quer fazer agora.
Outra coisa que não compreendo, porque é que os casinos hão de ter um âmbito diferente de outros estabelecimentos? Na verdade até posso compreender, mas é o país que temos.
Em relação à lei do tabaco em si, como não fumador claro que acho bem, mas considero que é demasiado restritivo a quem quer fumar. Acho que os estabelecimentos deviam poder escolher livremente se são zona de fumadores ou não.

Sem comentários: