quinta-feira, 29 de outubro de 2009

No wind position.

Egipto, Dahab, Mostaba, Tree Bar – Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

O tempo tem sido péssimo, o vento ainda não entrou e tem estado um pouco nublado. Pior só mesmo se estivesse em Lisboa onde tenho informações que por lá está a chover torrencialmente e a inundar muitas estradas alfacinhas:D
Se as coisas continuarem assim, a alternativa será mergulho ou visitar Jerusalém ou Petra na Jordania. A ver vamos.
O que se vê por estes lados é que ao contrário do que se viu no cruzeiro e no Cairo aqui vê-se muitos russos, e quase não se encontram por aqui espanhóis ou associados. Por um lado, a Rússia não fica longe, e por outro aqui não há pacotes turísticos com guias que falem espanhol, e todos sabemos que os espanhóis são péssimos em inglês.
Mas nestes pontos turísticos é de notar a interacção entre tantas nacionalidades, a interculturalidade. Sem conflitos nem problemas. A verdade é que estamos aqui todos para o mesmo. Ferias, diversão, animação, descontracção. Duvido que alguém tenha interesse em participar em guerras e mortes. Toda a gente quer paz e tranquilidade. Então se todos queremos o mesmo, porque não conseguimos comunicar para esse fim? Naturalmente que as pessoas tem interesse diferentes, naturalmente que esses interesses se podem colidir. Existem uma enorme economia e influência das empresas associadas ao fabrico que armamento militar e afins. Mas não seremos sensatos o suficiente para entender que uma nota de 100€ não pode pertencer a duas pessoas ao mesmo tempo? Então falar de dinheiro, para mim é gozo. Felizmente a vida permite-me abstrair de tal material. Entendo que exista quem tenha que contar trocos mensalmente. Mas o dinheiro é um cancro da sociedade. O humano tem tendência a querer sempre mais. Não fica satisfeito com o que tem e é por isso que a humanidade evoluiu para o que existe hoje. Mas ganância é pecado mortal. Não é que eu esteja satisfeito com o que tenho, antes pelo contrário. Mas não pretendo ser um multimilionário se não houver uma boa razão para o ser.
Sou capaz de gastar dinheiro como quem respira ar. Bastou rodar o volante do meu carro e entrar no Centro Comercial Colombo para sair de lá com um eeePc de baixo do braço:) Mas não gosto de esbanjar dinheiro. Por exemplo este eeePc tem sido bastante útil aqui no Egipto. E foi uma óptima compra. Para conforto sou capaz de gastar bem, e eu sou daqueles que me adapto bem às situações e pessoalmente dispenso grandes luxos. Já não sou bem assim quando é necessário oferecer hospitalidade a alguém. Ai não há limite orçamental. Fico totalmente satisfeito se conseguir fazer o próximo mais feliz. Não há melhor felicidade que essa. Não é que devemos fazer a papinha toda de alguém, pois talvez numa visão mais capitalista, acho que cada pessoa devia aprender a ser independente e ser autónomo. Ter o que merece e para o qual trabalhou. Mas a solidariedade é um acto de altruísmo que se deve valorizar.

Sem comentários: