quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tudo o que vai, volta.

É o que acontece a um boomerang bem atirado. Ou quando atiramos uma bola para um cão trazer de volta. Ou quando o tempo de férias está a terminar e temos que voltar para casa:(
Pois é, hoje começo a apanhar as migalhas que fui deixando pelo caminho que trilhei e volto a casa.
Faltam-me praticamente mais meio dia em Cairns para fazer as compras da praxe. E logo ao final do dia tenho voo para Sydney, onde vou pernoitar por uma noite. No dia seguinte temos mais uma maratona de um voo de 10 horas para Shanghai. O Zé Costa parte para Lisboa na manhã seguinte, eu ainda fico mais um dia em Shanghai para esbanjar os últimos yuans e sigo viagem sábado de manhã.

Contudo o título também pode ter outro significado.
Porque eu estou a ir de regresso a casa e posso querer voltar a todos estes destinos. Pois eu adorei Shanghai e Austrália. Então este último que ficou tanta coisa por explorar e descobrir. Foram 10 dias muito curtos. Fica-se com a sensação que realmente vimos muito, mas que é só um cheirinho que nos vais ajudar a orientar na próxima vez que cá voltarmos:)

Enfim, mas esta aventura ainda não terminou e apesar de o fim se aproximar ainda se pode aproveitar muita coisa. Há que chupar até o tutano.
Ontem voltamos de uma viagem de dois dias de mergulho na Grande Barreira de Corais onde dormimos uma noite em alto mar. Antes do bom, o mal. Tenho que ser sincero, o enjoo da ondulação deu cabo de mim. Nunca tive tão mal, nem nas minhas piores bebedeiras:S No primeiro dia andei de rastos, mas no segundo já estive bem melhor. Foi mesmo o pior momento de toda a viagem. Mas compensou claramente, pois o mergulho foi espectacular:D Acabei por fazer só 4 mergulhos, um deles à noite. É super tranquilo e relaxante. Vemos imensa vida nos inúmeros peixes e plantas. Só destacando alguns, até porque são poucos os que sei identificar. Pois se soubesse todos eles, então a lista não terminava hehehe:)
Talvez o ponto de maior relevo foi ter visto um tubarão, principalmente porque foi no mergulho de noite. No meio da escuridão, a alguns metros de distância, lá está ele a impor o seu respeito.
Mas o que gostei mais, foi termos apanhado uma tartaruga a comer. Nestes corais existem várias, umas maiores que outras, e por isso não é difícil cruzar-mo-nos com elas. Até alguns vêm à superfície cumprimentar quem está a bordo. Mas no meu último mergulho, o momento foi único. Colado ao corais, na sua lentidão e tranquilidade habitual. Lá está ele a esticar a sua pequena cabeça para comer algumas plantas. Muito giro.
Para além disso ainda vi, ostras gigantes. Mesmo enormes, talvez do tamanho da minha mala de viagem:D Também vi enguias, uma lula bem grande, um daqueles porco-espinho que apesar de o andarmos a chateá-lo, ele recusou-se a abrir e mostrar os espinhos.
Já a bordo, numa das deslocações que o catamaran fez para mudarmos de corais, tivemos o privilégio de sermos escoltados por um grupo de golfinhos. A saltarem fora de água mesmo à nossa frente:D
Uma maravilha, muito, muito bom:)

Antes da viagem do mergulho ainda fomos a ver os aborígenes, os Tjapukai. Conhecer um pouco da cultura deles, mas talvez o mais interessante e mais giro foi experimentar atirar a lança e o boomerang. Gostei:) Depois seguimos pelo Skyrail sobre a floresta/mato cheio de plantas e árvores milenares e de uma grande diversidade. Perdido no meio existe a barragem Barron Gorge seguido de espectaculares cascatas. Até chegarmos a Kuranda. Uma vilazinha perdida no meio do matagal banhado por um rio. O regresso é feito de comboio por entre montanhas e mato. Com vista sobre a planície e mar.
Este mundo está cheio de coisas espectaculares:D
Bem, está na hora de voltar a meter a mala às costas.

1 comentário:

Fric disse...

Welcome back!

Trás-me um fake!