domingo, 3 de fevereiro de 2008

Preguiça

Facilmente nos deixamos ficar mais uns minutos no quentinho da cama, principalmente se estiver um dia chato como o de hoje: vento e chuva com fartura. A preguiça é um dos 7 pecados mortais e provavelmente aquele que é mais praticados por nós. Não ofende ninguém (excepto casos que nos atrasamos e deixamos alguém pendurado:) ), normalmente afecta essencialmente a nossa vida diária. Pequenos gestos ou acções que definem o nosso dia.
Nesta questão da preguiça de acordar, eu prefiro acordar cedo e aproveitar o dia desde o primeiro raio solar. Por alguma razão nos referimos ao dia como aquele que devemos aproveitar e não recorremos à noite. O dia é quando há sol, é com ele que começamos a ver e a viver o mundo. Daquelas vezes que acordo lá para o meio-dia parece logo que já perdi metade do dia: talvez porque é meio-dia!
Mas de outras preguiças fazemos os nossos pecados. Por exemplo, preguiça de arrumar o quarto ou outra coisa qualquer. De tratar este ou aquele assunto pendente. Depois não vos pesa na consciência? Devia ter feito isto ou aquilo, e mesmo assim continuamos. São coisas que mais tarde ou mais cedo deviamos fazer. Olhando para o nosso espectro temporal, temos duas opções: ou temos 1 hora com peso na consciência e a sofrer com isso, e depois mais 5 minutos a resolver a questão pendente; ou temos 5 minutos a despachar a questão e mais 60 minutos de puro gozo da vida.
A vida é feita de opções. E não deixem para amanha ou que podem fazer hoje.

Sem comentários: