segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

QoS - Seguradoras

Como anunciado, aqui está a minha primeira exposição de falta de qualidade de serviço. Neste caso, ocorreu com uma seguradora.
A meio de Agosto passado, num atípico dia de chuva, uma carrinha não consegui travar a tempo e embateu sobre o meu carro. E aqui começou a primeira aventura.
Primeiro aspecto grave, é que eu tive um acidente num sábado de manha, surpresa ou talvez não, as seguradoras estão fechadas ao fim de semana. Ou seja, só na segunda-feira se podia registar o acidente, e com isso o atraso de dois dias. Eu que estava de ferias no Algarve, dois dias sem carro é péssimo. Mas faz sentido as seguradoras estarem fechadas aos fim de semana? Alguém encontra no seu contracto com o seguro que só podemos ter acidentes durante a semana? Claro que não, então porque é que as seguradoras estão fechadas nessa altura?
Mas as queixas não ficam por aqui. Segunda-feira consegui finalmente ir à agência dar seguimento ao sinistro. Em que a única coisa que eles lá conseguem fazer é enviar por fax a declaração amigável aos seus colegas que estão em Lisboa (departamento de sinistros). Perguntas sobre o que temos direito ou responsabilidades. Não sabem dizer nada antes que o processo seja aberto. Ou seja, basicamente fui à agência enviar um fax.
Fui informado que legalmente eles têm um dia para abrir o processo desde que o fax foi enviado.
E quando isso acontecer, serei contactado pelo dept de sinistros. Mais um dia à espera de contacto e nada. Tive que ligar ao dept e fui informado que não tinham aberto o processo, nem que tinham nenhuma informação sobre o meu caso. Então eu lhe indiquei a data e nº de fax de onde deveriam ter recebido a informação e só assim é que afirmaram que realmente tinham recebido o fax. Mas este fui ignorado porque não era legível. Ou seja, se eu não ligasse eles cagavam para a informação. E ainda tive que ser eu a ligar à agência para reenviar o fax mais legível. Uma coisa que devia ser um serviço interno da própria seguradora, entre a agência e o departamento. Mais um dia à espera e lá voltei a ligar a ver como estava a situação. Finalmente o processo estava aberto, mas não sei porque ainda não se tinham decidido a ligar-me a informar da sua abertura.
2ª round: Estava de ferias no Algarve com o meu irmão e voltávamos para cima daqui a 4 dias. Não dava tempo para arranjar o carro e levanta-lo no Algarve. Por isso tinha que ser arranjado em Lisboa. Nesta situação nós queríamos um carro de aluguer já no Algarve e o meu rebocado para Lisboa. Pois principalmente com material de windsurf era impossível utilizar o carro. A seguradora só nos queria disponibilizar um carro em Lisboa. Resumindo a cena, conseguimos vingar o nosso desejo, porque durante 2 horas ao telemóvel o meu irmão consegui ser mais chato que os próprios operadores da seguradora, e eles acabaram por ceder:)
3ªround: Renovação do aluguer do carro. O aluguer é feito às pinguinhas, e como a arranjo do carro demorou umas 3 semanas houve lugar a várias renovações. Mas ao contrário do desejável as renovações não são automáticas. Apesar de a seguradora ter toda a informação necessárias para saber se é ou não necessário mais dias. Eu tinha que ligar à seguradora para eles me informarem se a garagem já tinha o carro pronto ou não. E com essa informação devia lhes pedir que enviassem um fax à rent-a-car para renovarem o aluguer. À pala disto, cheguei a andar ilegalmente com o carro alugado. Pois a primeira renovação aconteceu num sábado, estava eu na margem sul, mais uma vez as seguradoras não estão abertas ao fim de semana, e como precisava do carro, andei com ele ilegalmente até segunda-feira.
Passado praticamente um mês após o sinistro, finalmente fui levantar o carro. Sei que há muitas situações que ainda são piores, principalmente se nenhum dos sinistrados se considerar culpado. Mas achei irreal toda esta situação. Infelizmente tenho consciência que todas as seguradoras são iguais. Totalmente passivas, que só se interessam em cobras os seguros e fazer o mínimo para ajudar os seus clientes.
E pior que tudo isto, é que considero que o governo tem alguma culpa. Pois por lei somos obrigados a ter seguro, a pagar caro por eles. Mas somos sujeitos a este serviço da treta. Sei que entrou à pouco tempo em funcionamento uma nova legislação sobre os seguros. Já o li e não achei que fosse minimizar os meus problemas.
O melhor conselho que vos dou é fujam dos outros carros:) melhor ainda, andem a pé ou de transportes sempre que possível. Evitam ter acidentes, pois lembrem-se que não controlam quem choca contra vocês. E só faz bem a ti próprio e ao ambiente.

Sem comentários: