Não há pior sensação que não saber. Ficar na ignorância. Olhar para o desconhecido. O incógnito.
Diz-se no meio de ironia e gozo que ignorância é uma bênção. É verdade que se não soubermos que foi por um triz que fugimos de uma morte certa, não nos vamos preocupar com isso.
Mas saber que existe, mas não saber o que é, o que há ou o que foi.
Procurar solução de um problema seja no trabalho, nos estudos ou em casa. Não saber onde deixei as chaves de casa ou da cabeça. Percorrer um destino incerto sem fim à vista. Ver o penúltimo episódio de uma série e ter que ficar à espera que saia o final.
Coisas que nos dão em doidos.
Naturalmente há coisas que chateiam mais a uns do que a outros. Depende de gostos e feitios. Por exemplo passa-me completamente ao lado o facto de não saber qual o nome do perfume x ou rimel y. Mas talvez para uma mulher já faz diferença.
A mim uma das coisas que mais me chateia é não ter resposta. E eu nem sou uma pessoa de muita conversa e por isso não dou azo a muitas.
Mas detesto quando estou a falar com alguém na net e de repente deixo de ter qualquer resposta do outro lado da linha. Um buraco de silêncio. Naturalmente que há imprevisto, razões e justificações que não temos controlo. A ligação caiu, não reparamos que veio uma última palavra, estamos ocupados com algo urgente ou prioritário, fomos chamados ou desviados da nossa atenção. Acontecer um ou duas vezes ainda se aceita, e se possa entender com justificação. Alias justificação acaba por ser de uma certa forma uma resposta mesmo que tardia. Mas três, quatro, cinco, ou mais sem qualquer resposta ai não são imprevistos. Ai é mesmo ignorar, desprezar.
A outro nível é não responderem a sms ou emails. Dar resposta a conversas ou feedback. Ou a convites para qualquer coisa ou pedidos de informação. Uma pessoa esquece-se de responder, tudo bem. É um ou dois. Mais é desprezo. Até digo mais, acho mesmo que é falta de respeito.
É que deixa-nos numa situação incomoda. Não sabemos se a mensagem foi recebida. Não sabemos se foi lida. Se vai haver resposta. Não sabemos se estamos a ser ignorados ou desprezados. Não sabemos nada. Somos burros a falar para um palácio.
Claro que depois uma pessoa aprende e da próxima já não envia nada. E ai se dá o grande problema da sociedade. A falta de comunicação. As pessoas não falam, não comunicam, não se entendem. Não há transferência de informação, de ideias ou de valores. Não há partilha.
Pior ainda é quando há comunicação, mas distorcida, enganosa. De males sofre o mundo e a mentira é outro deles. Tentamos ocultar os ovos podres. Tentamos deixar na ignorância o próximo. E distorcemos a realidade. Mas a verdade há de vir ao de cima e as consequências são bem piores.
Num patamar mais baixo, o próprio feedback a este mesmo blog. Já o disse noutras ocasiões, não é para ter reacções positivas ou negativas que escrevo aqui. É mesmo para mim próprio. Mas um comentário bom ou mau é sempre bem vindo:)
É como o buraco negro, sabemos que existe, e talvez possamos entender o que está a fazer, mas não sabemos como, porquê e para onde vai o raio da matéria.
Num patamar bem superior, é não saber o que as outras pessoas pensam. O busílis. No que eu penso bem podem ler aqui;)
Ignorância não é uma bênção. Por exemplo uma criança ignora que partir os brinquedos não está correcto, pelo contrário, até vai achar piada. Quem não o vai achar são os pais que não o vão querer deixar na ignorância.
Há que aprender e há que comunicar.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Buraco negro.
Autor Daniel aka DnlCY à(s) 01:33:00
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
aiii... que agora ate tive medo de nao deixar um post!!!! osssgassdass!!!
To contigo Daniel :)
Um abraço
Só mais uma achega.
Comunicar não tem só a ver com falar ou escrever. Comunicar é saber ouvir, escutar, perceber e, por outro lado saber escolher as melhores palavras para expressar o que nos vai na alma.... Falhamos tantas vezes nestas coisas, aparentemente tão simples e do senso comum.
EPAH! Isto é muito texto para ler, não vou ler! :P
As pessoas importantes lêem sempre e vão sempre comentando os textos quando precisas de certas palavras.
Se calhar, esse "esperar pela resposta da outra pessoa" é porque queres demasiado que ela responda. :P
REEELLAAXXXX!
ta bonito isto... sim senhor... entao temos dificuldades de comunicação???
acho que temos de fazer um retiro - fora de sines - para encontrarmos o verdadeiro "eu" :)
Enviar um comentário