terça-feira, 22 de setembro de 2009

A lei da oferta e da procura.

Um bom economista sabe que o que dá valor a uma coisa é quando há pouco oferta para muita procura. É assim que funcionam os mercados.
É por isso que damos mais valor às coisas únicas. Sejam coisas materiais ou não, sejam espirituais, sejam momentos da nossa vida.
A raridade das coisas é valorizado e muito. A Guernica do Pablo Picasso é única, é raro, inúmeras pessoas gostariam de o possuir, por isso o seu valor é incalculável.
De um ponto de vista oposto. As coisas banais, que se tornam rotinas, acontecem mecanicamente, têm pouco valor e passam-nos ao lado da vida. Se passamos uma semana inteira a fazer sempre a mesma coisa, dias e dias a fazer sempre o mesmo. Não é verdade que de repente já é sexta-feira? O tempo passa num ápice. Ou seja, essa semana pouco nos importou, guardamos pouco em memória para mais tarde recordar.
Há que rodar, há que mudar, há que alterar. Há que ser imaginativo e inventar. Há que ser diferente.
É por isso que uma boa empresa deva ser diferente e mudar regularmente. Principalmente inovar. Para que os seus produtos e serviços não caiam na banalidade e percam valor.
É por isso que nosso dia de aniversário é diferente dos restantes. Não é todos os dias que fazemos 18 ou 20 anos, ou seja que idade tivermos. O tempo não volta para trás e aquele dia é único. Na realidade todos os dias são únicos e por isso devemos aproveita-los ao máximo. Mas o aniversário tem sempre um significado especial. Ou pelos menos é uma boa razão para o tornarmos um dia mais especial que os demais:)
É por isso que tento ser diferente, ser uma espécie rara, ser único. Para ter importância. Naturalmente tento distinguir-me por bons motivos, por boas razões e por bons exemplos. Destacar-me pela excelência. E não ser banal.
É por isso que não costumo sair à noite todos os fins-de-semana. Imaginem que as miúdas me vê todos os dias na noite. Qualquer dia já é tão normal e já estão tão habituadas de me ver, que já lhes passo ao lado da vida LOL.
É por isso que estas minhas palavras são importantes, pois são únicas e raras. O meu pensamento é único, é meu. Mas por solidariedade, sem custos, partilho com vocês:)
É por isso que o carácter e a personalidade de uma pessoa é tão importante. É o que nos molda, que nos identifica, que nos caracteriza, que nos individualiza.
Somos seres únicos, cada um com o seu grau de importância. Mais para uns do que para outros, mas temos valor. Temos que saber valorizar-nos a nós próprios. E não devemos menosprezar o próximo, pois também ele tem o seu próprio valor.

Sem comentários: