domingo, 6 de dezembro de 2009

Tour de Centro Comerciais

Hoje no telejornal veio mais uma noticia com os comerciantes de rua a reclamarem por falta de clientes. Os mesmos que nesta altura enchem centros comerciais. Com um tempo de inverno, com a concentração de marcas, de lojas e de serviços, com o comodismo dos parques de estacionamento, é um facto que as pessoas tendem a escolher o comercio consumista dos centros comerciais ao comercio tradicional de ruas históricas.
Perde-se o atendimento personalizado. Perde-se um certo encanto e mística.
Ontem fui exemplo típico para uma situação atípica. Ontem passei pelo Continente de Telheiras, pelo Colombo, pelo El Corte Inglês e pelas Amoreiras. Porquê? Também aproveitei para dar uma vista de olhos em algumas lojas, mas não foi a razão principal. Estou a precisar, obrigatoriamente, de lavar o carro por dentro, nomeadamente a bagageira. E a verdade é que durante o fim de semana os únicos centros de lavagens que conheço são nos centros comerciais. Mas mesmo assim porquê ir a tantos? Até porque os preços não diferem assim tanto para andar a escolher o mais barato. Alias, só o facto de entrar nos parques de estacionamento já tem custos. O que torna penoso para quem só queria lavar o carro.
Mas então porquê o tour pelos centros comerciais? Porque o Continente de Telheiras deixou de ter centro de lavagens. Porque no Colombo eles dizem que não lavam por dentro, só aspiram e lavam por fora. Porque, para o serviço tão especifico como é preciso para o meu caso, no El Corte Inglês tem que ser feito por marcação. Aparentemente eles usam uma maquina xpto que não estava disponível. Para além disso as marcações já iam até dia 28. E a minha intervenção, para além de obrigatória, para além de específica, também é urgente:)
Enfim, não foi à terceira, mas foi à quarta abordagem. Finalmente nas Amoreiras encontrei quem me lave o carro. Podia ter sido já ontem à tarde, mas para pagar parque durante 3 ou 4 horas, para além do próprio serviço, preferi adiar umas horas e daqui a 8 estou lá de volta. Já que o parque de estacionamento das Amoreiras é grátis durante o fim-de-semana de manhã:)
Resumindo e concluindo: andei pelos centros comerciais, simplesmente porque é lá que se encontram os serviços. E a pagar estacionamento para no final levar uma nega. Por isso já que paguei, aproveitei para ver as vistas:)

Sem comentários: