quarta-feira, 5 de março de 2008

Sem stress

Uma pessoa passa a vida toda a preocupar-se com qualquer coisa.
Isso não é vida. Um dia hei de vos contar para que serve a vida. Mas hoje vou falar sobre como lidar com ela.
Eu tento abstrair-me ao máximo das preocupações que me possam afectar. Não é que eu me queira afastar ou fugir de tudo. É não dar demasiada importância ao que não tem importância. Deixar as coisas tomar o seu caminho próprio, o seu fluxo natural. Claro que no emprego, se tivermos que correr, então corremos. Pois ai temos responsabilidades a cumprir. Mas nas preocupações normais do dia a dia corro se quiser.
Para que é que me vou preocupar com o candidato democrático para as eleições dos estados unidos? Hilary ou Obama? indiferente para o meu dia a dia. Ou preocupar-me em não usar o microondas porque pode fazer mal à saúde, ou não. Facilita a vida, não facilita? então uso. Todos nós havemos de morrer um dia. Melhor viver 5 bons dias do que 5 penosos anos.
Mas no fundo, o que quero transmitir é que mantenham as coisas simples. Não pensem demasiado, pois só complica. Com uma opção, não precisas de pensar, tens é que te contentar. Muitas opções é bom, podes escolher o melhor. Mas demasiadas opções é mau, obriga a pensar e ajuda a complicar, origina a indecisão e a confusão.
Em relação ao emprego, faço questão de dar 100% ou mais durante as horas de trabalho. É a minha vocação natural para o perfeito, mas também é o peso da responsabilidade. Para além de fazer merecer os trocos do final do mês. Mas depois de sair do escritório tento esquecer que o trabalho existe. Ele há de estar lá no dia a seguir, pois infelizmente não vai lá aparecer ninguém para adiantar o meu trabalho. Vou para casa descansar, fazer o que realmente me dá prazer para descontrair e descomprimir. É o fruto do nosso trabalho que nos sustenta financeiramente, infelizmente o mundo actual gira em torno do dinheiro e não podemos fugir a isso. Mas se não reservarmos tempo para nós é como que emprestássemos a nossa alma ao diabo em troca de uns trocos. É só um emprego. Empregos há muitos mas vida só há uma.
Para finalizar, uma última palavra sobre um dos grandes causadores de stress: o tempo. Se o tempo nos escapa, stressamos. Para evitar problemas ou confusões dá sempre jeito um prévio planeamento das coisas. Se temos uma consulta médica, há que fazer planos para chegarmos a tempo e dar a devida margem de erro. Mas a cima de tudo, há que ter em mente que não é o fim do mundo se as coisas se atrasarem. Claro que é bom analisar o que correu mal para evitar futuros erros, mas se dermos o máximo, só há que ter a consciência tranquila, foi porque não era possível. Continuamos a ser humanos.

Sem comentários: